Deixe uma mensagem!

Suas opiniões e comentários serão bem vindos!

quinta-feira, 24 de novembro de 2011

Vivian na Ilha de Itaparica








Por Mary Galvão

A despedida do Barrigão!



Talvez as fotos  possam expressar  com sua luz e cores, o nível de relaxamento que o cenário  pode promover!

Acredito e defendo um tempo livre no período que antecede o parto. A gestante necessita de um espaço para se preparar física e emocionalmente para seu novo papel...

Geralmente nas  semanas que antecedem o parto, a  gestante entra num nível de ansiedade que carece ser identificado para ser minimizado com recursos simples e de fácil acesso. 
Uma sugestão é que ela possa se afastar de seu espaço domésticos onde seus vários  papéis  llhe impõem muitas decisões e tarefas cotidianas que somadas as alterações próprias deste período, causa cansaço físico e emocional.

Nas últimas consultas de pré-natal elas verbalizam clara e enfaticamente a necessidade de descansar para o parto. Além disso, neste período a expectativa do parto e do papel de maternagem se sobrepõe a todas as outras responsabilidades domésticas. Neste momento, gosto de  saber  qual seria seu sonho de consumo com relação ao descanso merecido. Muitas  gestantes  desejam um lugar calmo, para que possam se aquietar e relaxar plenamente.

No caso de Vivian, ficou claro sua paixão pelo sol, pelo mar e tudo que vem da natureza!
Por isso, lhe convidei para ficar uns dias na Ilha, onde tenho uma casinha. Lá seria possível limpar o seu stress da cidade grande com o tradicional banho de alfazema e rever seus sentimentos com a serenidade que ócio permite.

No domingo  pela manhã Vivian  chegou  para o almoço de acolhimento. Sorridente e disposta, ela queria mergulhar nas  águas limpídas  e mornas do mar azul de Itaparica, desfrutar da cozinha -  espaço sagrado da casa - onde podemos brincar de misturar e provar  de novos sabores! 

Vivian cozinha como uma grande mestre! Ah se pudessem provar de seu pão de inhame com alho e côco!  Delícia para poucos... E lá está ela, há 5 dias brincando de descansar, dando um tempo prá si mesma, prá seu corpo, seu coração e sua vida! Acorda cedo prá caminhar, catar búzios e corais na praia de ponta de areia ... quando retorna de seu passeio  matinal, chega ainda mais disposta e feliz.. cai na rede prá cochilar e ler tudo que lhe cai nas mãos...

Às vêzes me conta seus sonhos,  sua experiência com o  Tantra Yoga, fala com reverência de seu Mestre, outras noites queremos trocar massagem, as vezes   comigo, outra noite   com  Julinha, sua doula querida.

Percebo que ela  também foca  sua atenção em seu bebê, estreitando os  laços amorosos  através de cantos e contos de ninar  em alemão.
Ontem nós tivemos a companhia de outra barriguda de lá mesmo da Ilha, adolescente e bem inocente ainda, Elisama parecia desfrutar da alegria que Vivian lhe transmitia, as duas juntas estavam livres, sorridentes, nadando e experimentando a beleza de maternar um útero quente e pleno de afeto. 

Ao final da tarde fomos pegar água na bica e aproveitar o belo dourado da luz do  por do Sol, ela ainda dispunha de  muita energia prá praticar seus Asanas...Quando chega a noite ela quer deitar na rede para contemplar o céu estrelado e gozar da brisa que vem do vento noroeste!

Ah se todas as gestantes tivessem a consciência da importância desse tempo que é só seu, único e incomparável como qualquer outro tempo da vida, mas que precisa de uma atenção especial de quem cuida desse período... Estar quieta para se permitir uma despedida amorosa de seu ventre iluminado é por demais merecido!

Nenhum comentário:

Postar um comentário